Livros

Livros IFFSC: Volumes 1 – 7


Os livros impressos estão disponíveis para doação a instituições de ensino ou governamentais via solicitação (ou pelo email iffsc@furb.br ou inventarioflorestal.sc@gmail.com).

Atenção: A versão do Volume 3 baixada até 2016 ou impressa contém erros em duas tabelas. O arquivo com as devidas correções já foi substituído para novo download. Tabelas corrigidas: Tabela 2.20 e Tabela 2.21

Nossos livros:

  Acesse o link para consultar as estimativas por ponto amostral e por área florestada.

Faça seu cadastro para o download dos livros (Volumes 1–7).


Volume 6: Guia dos Epífitos de Santa Catarina 

A versão digital está disponível para download.

O livro impresso está disponível para compra no site da Editora FURB.

A obra tem como objetivo guiar os admiradores deste grupo de plantas no reconhecimento de 116 espécies, por meio de fotografias e informações ecológicas.

Volume 7: Espécies arbóreas raras de Santa Catarina 

A versão digital está disponível para download.

O livro impresso está disponível para compra no site da Editora FURB. 

O livro trata da ocorrência das espécies arbóreas raras de Santa Catarina, com base nos dados de campo do MonitoraSC. Além disso, análises da estrutura da população e da diversidade genética foram realizadas para algumas espécies arbóreas com alto valor de uso e conservação.

Relatório – Inventário Florestal Nacional em Santa Catarina (IFN-SC)

Este relatório foi elaborado sob a coordenação do Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e traz os principais resultados do Inventário Florestal Nacional (IFN) realizado em Santa Catarina. 

A obra apresenta uma síntese sobre a extensão e qualidade dos recursos florestais do estado e aborda a importância e o papel das florestas na vida das pessoas que residem no meio rural.


Clique na figura para acessar o relatório on-line.


Acesse também a seção de Publicações do SFB, onde você encontra esta e outras publicações, incluindo os relatórios sobre os resultados do IFN em outros estados.

Livro –  Regressão Linear

Pode ser adquirido pelos sites:

Editora FURB: www.furb.br/editora; Livraria Cultura: www.livrariacultura.com.br; Cia dos Livros: www.ciadoslivros.com.br; Amazon: www.amazon.com.br 

Aqui estão disponibilizados os dados e as rotinas no R para a realização dos exercícios do livro:

Livro - Biodiversidade Catarinense 

2013 - Sevegnani e Schroeder - Biodiversidade Catarinense.pdf

A Editora da Universidade Regional de Blumenau (Editora da FURB) lançou a obra "Biodiversidade catarinense: características, potencialidades, ameaças" organizada pelos pesquisadores Lucia Sevegnani e Edson Schroeder, como resultado da preocupação com a educação científica dos jovens e visando criar valores conservacionistas e habilidades e competências para lidar com o meio ambiente.

Financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e distribuída a todas as Unidades de Ensino Fundamental e Básica de Santa Catarina e Universidades também.

Clique na figura para acessar on-line ou clique aqui; este link irá direcioná-lo para a Biblioteca Universitária da Furb, onde o livro também está disponível, gratuitamente, em versão PDF.