Coleta de dados em campo com uso de tablet

20 de Outubro de 2023

O avanço da tecnologia tem possibilitado inovações importantes em várias áreas, sobretudo da pesquisa florestal. A equipe do FlorestaSC procura estar sempre antenada nas tendências tecnológicas e tem buscado modernizar a coleta e o processamento de dados, seja através da aplicação de técnicas avançadas de sensoriamento remoto e de machine learning para monitorar as mudanças dos usos da terra; uso da linguagem da programação para realizar diversas análises complexas; uso de drone para coleta de dados nas parcelas, dentre outros. 

Neste ano, a equipe de campo passou a utilizar um tablet para registro dos dados levantados nas Unidades Amostrais do inventário florestal. Anteriormente, os registros foram feitos em fichas de papel, o que demandou muitas horas de digitação destes dados para poder incorporá-los ao banco de dados. 

O uso do tablet demandou a implantação de duas rotinas no nosso banco de dados SINFLOR (www.sinflor.com.br), uma permitindo a exportação de dados das medições anteriores de determinada Unidade Amostral em formato excel, para importação ao tablet; outra para reimportar os dados da nova medição do tablet ao SINFLOR, seguido de uma análise de consistência destes dados. As alterações foram implantadas pelo analista de sistemas Vilmar Orsi, responsável desde 2009 pelo desenvolvimento e pela manutenção deste banco de dados do FlorestaSC.

Para racionalizar o uso do tablet em campo, as planilhas foram customizadas, facilitando a navegação dentro das planilhas e a digitação dos dados das novas medições. Em pouco tempo, as novas rotinas foram adotados com sucesso pelas equipes do FlorestaSC em campo e no laboratório, gerando uma considerável economia de tempoe eliminação de fontes de erros.