Uso de drone em parcelas do FlorestaSC

19 de Abril de 2023


Em uma ação inédita, o FlorestaSC iniciou a obtenção de dados com drone nas parcelas permanentes. Com o drone, são adquiridas imagens multiespectrais que serão processadas para extrair variáveis da estrutura da floresta e identificação das espécies. A atividade está sendo conduzida pelo pesquisador do pós-doutorado Daniel Augusto da Silva (FlorestaSC/FURB), em parceria com a Epagri e Udesc. 

A primeira coleta de dados foi realizada na semana passada (15/04) na parcela nº 285, em Águas Mornas (SC), localidade de Vargem Grande. Os equipamentos utilizados foram Os equipamentos utilizados foram o drone/VANT, sensor multiespectral, termal e Lidar.

Participaram da coleta, Alexander Christian Vibrans, coordenador do FlorestaSC, MSc. Adilson Luiz Nicoletti e Dr. Daniel Augusto da Silva, pesquisadores nas áreas de sensoriamento remoto e modelagem macro-ecológica, os quais fizeram medições na vegetação e demarcação de pontos para georreferenciamento; os pesquisadores da a Epagri/CIRAM Dra. Cristina Pandolfo, coordenadora do projeto “Uso de imagens multiespectrais e termais de VANT para vistoria de lavoura” e Dr. Fábio Martinho Zambonim coordenador projeto “Base PRA”*; e o doutorando do PPGPlan da UDESC/Geolab, MSc. Guilherme Braghirolli, que auxiliou com o uso do drone multiespectral.

A ação busca avaliar as potencialidades de sensores multiespectrais, termais e LiDAR para gerar métricas estruturais de florestas, e através de pesquisa científica, propor métodos de avaliação que permitam reduzir a necessidade de medições, tornando os inventários mais eficientes e operacionais.

Confira algumas fotos: