Nova etapa de campo do 3º Ciclo de medições foi iniciada
15 de Fevereiro de 2024
Da esquerda para direita: Anderson Kassner Filho, Marlon Yuri Andrade (líder da equipe), Leander Augusto Bini e Felipe Eduardo Zimmermann.
Neste mês de fevereiro foi iniciada uma nova etapa de medição de campo, dando continuidade ao 3º ciclo de medições. Isso significa que temos um conjunto de parcelas que estão sendo medidas pela 3º vez, o que possibilita conhecer diversos aspectos da dinâmica da floresta, como as mudanças na composição de espécies e dos estoques de biomassa e carbono.
Além da remedição das árvores sobreviventes do ciclo anterior e medição dos indivíduos ingressos (árvores que alcançam DAP ≥ 10 cm), tem sido realizada também a obtenção de fotos hemisféricas e medição de alturas com clinômetro para calibrar modelos de estimativa de altura.
A equipe atual é integrada pelo engenheiro florestal Marlon Yuri Andrade (líder da equipe), o biólogo Anderson Kassner Filho e os graduandos da FURB Leander Augusto Bini e Felipe Eduardo Zimmermann.
Nesta etapa de 2024, a equipe de campo tem como meta realizar a remedição de 60 unidades amostrais, distribuídas por todo o estado, conforme o mapa. Destas, 34 unidades amostrais estão situadas na Floresta Ombrófila Mista, 21 na Floresta Ombrófila Densa e 5 na Floresta Estacional Decidual. A equipe iniciou suas atividades no dia 5 de fevereiro e já remediu algumas unidades amostrais na região de Lages. Nos próximos dias, eles deverão seguir trabalhando no planalto sul, avançando na sequencia, para o meio oeste e planalto norte. Nas últimas campanhas de campo desta etapa, deverão ser contempladas as unidades amostrais do Vale do Itajaí e litoral catarinense.
Obtenção de fotos hemisféricas.
Localização das árvores medidas no ciclo anterior.
Alinhamento da unidade amostral, cruzada por um rio.