Informações sobre as espécies encontradas nos municípios catarinenses são disponibilizadas pelo IFFSC
Sexta-feira, 30 Julho 2021
Desde 2007, um extensivo e contínuo trabalho de campo vem sendo realizado pelo IFFSC em todo estado. Um dos importantes resultados deste trabalho, é a ampliação do conhecimento da flora catarinense. No 1° Ciclo de Medições (2007 a 2011), foi registrado um total de 670 espécies no componente arbóreo (DAP ≥ 10 cm), encontradas em 499 Unidades Amostrais instaladas em áreas com floresta e vegetação em estágio inicial de sucessão.
O IFFSC já vem divulgando listas das espécies encontradas por fitofisionomia desde 2012 através da publicação dos livros e de artigos científicos. No entanto, pensando nas diferentes demandas de dados sobre a ocorrência das espécies em nosso estado, o IFFSC tem buscado outros meios de disponibilizar estas informações, possibilitando aos interessados a consulta mais prática aos dados. Neste sentido, foi disponibilizado no portal do projeto uma lista dinâmica, onde os usuários podem consultar a relação das espécies encontradas em 205 municípios catarinenses. Vale salientar que não há registro de espécies em todos os municípios, pois em alguns deles não foram implantadas Unidades Amostrais. Isso ocorre porque o IFFSC utilizou uma grade de pontos sistemática para definir a localização das parcelas, e alguns municípios não foram interceptados por nenhum ponto, por serem muito pequenos. Em outros casos, alguns municípios foram contemplados com pontos da grade nos quais não havia vegetação.
Também foi divulgado a lista das espécies do componente arbóreo com uma variedade de informações ecológicas como grau de ameaça, grupo ecológico, formas de raridade, dentre outras. Nesta lista, o usuário também pode identificar em quais regiões fitoecológicas e bacias hidrográficas cada espécie arbórea foi encontrada.
Uma outra forma de realizar consultas sobre as espécies registradas no IFFSC, é através de plataformas online, como Jabot, speciesLink e SiBBr, onde estão cadastradas exemplares de plantas coletadas pelo IFFSC. Todas as coletas do IFFSC foram tombadas e cadastradas nas plataformas pelo Herbário FURB, e incluem diferentes tipo de plantas: arbóreas, epífitos, pteridófitas e herbáceas.
Além disso, mapas com a ocorrência das espécies ameaçadas de extinção foram publicadas na plataforma do MonitoraSC. Os usuários podem consultar informações tanto das espécies ameaçadas de extinção definidas pela Resolução do Consema (2014), quanto pelo Livro Vermelho da Flora do Brasil (Martinelli e Moraes 2013). E ainda para este mês, está prevista a publicação do mapa com a ocorrência das espécies raras de Santa Catarina, definidas conforme IFFSC (2016).