Nova espécie é nomeada em homenagem ao biólogo do IFFSC

Segunda-feira, 22 Março 2021

Oxypetalum kassneri, família Apocynaceae

A espécie Oxypetalum kassneri, da família Apocynaceae, é a 21° espécie nova de planta descoberta através dos levantamentos de campo do IFFSC. Conheça as outras espécies novas aqui.

Esta espécie de subarbusto foi coletada no município de São Joaquim, em fevereiro de 2019, a 1.232 m de altitude. O exemplar da espécie foi localizado em um afloramento rochoso situado em área de campo de altitude, nos Aparados da Serra Geral, que é uma região rica em espécies endêmicas. Esta região sofre pressão de práticas destrutivas da agricultura, pastagem e silvicultura, que ameaçam a manutenção das espécies endêmicas. 

Em artigo científico publicado na revista Rodriguésia, a espécie é descrita por Héctor A. Keller e Luis A. Funez. Acesse a publicação para mais informações: Novelties in Oxypetalum (Apocynaceae: Asclepiadoideae): a new species and revalidation of the name O. megapotamicum

A coleta da espécie foi realizada pelo biólogo Anderson Kassner Filho, integrante do IFFSC desde 2017. O nome científico da nova espécie foi dado em homenagem ao biólogo, por sua dedicação e grande contribuição ao conhecimento da flora catarinense. 

A prova desta dedicação, é que o biólogo já coletou mais de 5.000 plantas, todas depositadas no Herbário Roberto Miguel Klein (FURB). Anderson participará da próxima etapa do levantamento de campo, que iniciará em 12 de abril e terá como objetivo realizar o levantamento da flora em todas as unidades de conservação estaduais administradas pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA).

Anderson Kassner Filho, biólogo do IFFSC

Veja aqui uma interessante reportagem da OCP News sobre a nova espécie coletada pelo Anderson e sua experiência como botânico.