Estudo avalia efeito de mudanças climáticas na ocorrência de xaxins
Terça-feira, 20 Abril 2021
O estudo liderado pela equipe do Herbário Dr. Roberto Miguel Klein - coordenado pelo prof. André L. de Gasper, integrante do IFFSC - analisou os possíveis efeitos das mudanças climáticas na distribuição e diversidade dos xaxins, espécies muito comuns nas florestas de Santa Catarina. Para elaborar este trabalho, dados de literatura, GBIF e do IFFSC foram utilizados. Os pesquisadores também apresentaram uma nova maneira de medir a incerteza dos modelos usando médias e intervalos de confiança.
Observou-se que mesmo as espécies que se beneficiam de locais mais quentes e úmidos podem sofrer reduções populacionais no futuro. Xaxins necessitam de água para reprodução; o gameta masculino, chamado anterozoide, precisa "nadar" até a oosfera (gameta feminino). São plantas de crescimento lento, mas comuns e muito abundantes em algumas regiões da Floresta Atlântica, especialmente a Floresta Ombrófila Densa (ou Pluvial). Esperava-se que por ocorrerem em ambientes mais quentes, se comparados a Floresta de Araucária, estas espécies poderiam ser favorecidas. Contudo, não foi o que os pesquisadores observaram.
Os principais achados do estudo foram:
A maioria dos xaxins perderá áreas adequadas de ocorrência devido às mudanças climáticas.
Dicksonia sellowiana Hook. pode ficar ainda mais ameaçada como resultado de restrições em sua distribuição.
Em todos os cenários, as assembleias de samambaias arbóreas subtropicais na Mata Atlântica se tornarão menos ricas.
Negligenciar as incertezas decorrentes da escolha dos modelos de circulação global pode levar a conclusões imprecisas.
Este trabalho foi feito e recebeu suporte de muitos que direta ou indiretamente auxiliaram na sua realização. FUMDES, financiando um projeto de Iniciação científica; FAPESC que financiou a coleta de dados do IFFSC; CAPES que financiou(a) duas bolsas de mestrado; CNPq por uma bolsa de produtividade.
Foto: João Paulo de Maçaneiro. Local: Faxinal do Bepe, PARNA Serra do Itajaí, Indaial/SC.