Estudo sugere novas áreas com potencial para a conservação de florestas ricas em mirtáceas, lauráceas e fabáceas em Santa Catarina

Segunda-feira, 13 Setembro 2021

Integrantes do IFFSC publicaram um estudo no qual são apontadas novas áreas com potencial para conservação de florestas ricas em mirtáceas (guamirins), lauráceas (canelas) e fabáceas (leguminosas) em Santa Catarina. O estudo utilizou os dados coletados pelo IFFSC na Floresta Ombrófila Densa (FOD), Floresta Ombrófila Mista (FOM) e Floresta Estacional Decidual (FED). 


No total, seis áreas foram apontadas, sendo duas delas na FOD e quatro na FOM. A área com alta riqueza de mirtáceas na FOD está parcialmente sobreposta à APA Serra Dona Francisca (norte do estado), enquanto a área com alta riqueza de lauráceas está parcialmente sobreposta ao Parque Nacional da Serra do Itajaí. Em contraste, nenhuma das áreas com potencial para conservação na FOM se sobrepôs a Unidades de Conservação.


Além de uma alta riqueza de espécies pertencentes às famílias estudadas, as áreas apontadas também abrigam uma alta riqueza de espécies de outras famílias botânicas algumas áreas chegam a abrigar mais da metade de todas as espécies observadas pelo IFFSC no respectivo tipo florestal.


Unidades de Conservação (UCs) se mostraram importantes para a conservação das populações de espécies das famílias estudadas. O estudo sugere que a APA Serra Dona Francisca poderia ser expandida ou convertida a uma categoria de conservação mais restritivas do SNUC* visando promover a conservação de florestas com alta biodiversidade e biomassa. O estudo também enfatiza que florestas fora de UCs também merecem atenção no que diz respeito à conservação, fiscalização do cumprimento das leis ambientais e incentivos ao manejo sustentável de recursos florestais.


O estudo exemplifica o potencial dos dados do IFFSC um patrimônio da sociedade catarinense em gerar informações relevantes para a conservação e manejo dos recursos florestais catarinenses.


O estudo recebeu suporte da FAPESC (coleta de dados), IMA (bolsa de pesquisa) e CNPq (bolsas de produtividade).


* Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza

Algumas das áreas com potencial para conservação de florestas nativas: