Estudo sugere novas áreas com potencial para a conservação de florestas ricas em mirtáceas, lauráceas e fabáceas em Santa Catarina
Segunda-feira, 13 Setembro 2021
Integrantes do IFFSC publicaram um estudo no qual são apontadas novas áreas com potencial para conservação de florestas ricas em mirtáceas (guamirins), lauráceas (canelas) e fabáceas (leguminosas) em Santa Catarina. O estudo utilizou os dados coletados pelo IFFSC na Floresta Ombrófila Densa (FOD), Floresta Ombrófila Mista (FOM) e Floresta Estacional Decidual (FED).
No total, seis áreas foram apontadas, sendo duas delas na FOD e quatro na FOM. A área com alta riqueza de mirtáceas na FOD está parcialmente sobreposta à APA Serra Dona Francisca (norte do estado), enquanto a área com alta riqueza de lauráceas está parcialmente sobreposta ao Parque Nacional da Serra do Itajaí. Em contraste, nenhuma das áreas com potencial para conservação na FOM se sobrepôs a Unidades de Conservação.
Além de uma alta riqueza de espécies pertencentes às famílias estudadas, as áreas apontadas também abrigam uma alta riqueza de espécies de outras famílias botânicas ― algumas áreas chegam a abrigar mais da metade de todas as espécies observadas pelo IFFSC no respectivo tipo florestal.
Unidades de Conservação (UCs) se mostraram importantes para a conservação das populações de espécies das famílias estudadas. O estudo sugere que a APA Serra Dona Francisca poderia ser expandida ou convertida a uma categoria de conservação mais restritivas do SNUC* visando promover a conservação de florestas com alta biodiversidade e biomassa. O estudo também enfatiza que florestas fora de UCs também merecem atenção no que diz respeito à conservação, fiscalização do cumprimento das leis ambientais e incentivos ao manejo sustentável de recursos florestais.
O estudo exemplifica o potencial dos dados do IFFSC ― um patrimônio da sociedade catarinense ― em gerar informações relevantes para a conservação e manejo dos recursos florestais catarinenses.
O estudo recebeu suporte da FAPESC (coleta de dados), IMA (bolsa de pesquisa) e CNPq (bolsas de produtividade).
* Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza
Algumas das áreas com potencial para conservação de florestas nativas: